No momento, você está visualizando Quando a noite vira dia

Quando a noite vira dia

Um dos problemas mais questionados no consultório é “o que fazer com o idoso que troca o dia pela noite?”.

Esse é um transtorno comum nos pacientes idosos, em especial os idosos com demência, e causa um problema imenso em toda a família, que se vê insone, física e emocionalmente esgotada!

A inversão do ciclo sono – vigília ocorre principalmente pelas alterações neurológicas dos próprios processos demenciais. É comum o paciente querer dormir muito ao longo do dia (chega a se irritar quando não atendido) e a noite tem um despertar ansioso, com fala verborrágica (não para de falar) e grande perambulação (anda de um cômodo ao outro insistentemente). É uma condição de muito estresse, visto que ao perambular há maior risco de quedas e/ou fraturas, tende a comportar – se de forma agressiva além do risco de lesões, pois tira objetos e roupas do lugar sem parar.

Pela descrição já podemos compreender porque a família fica tão desesperada diante deste quadro.

Apesar de ser uma condição clínica comum, como já disse, e até esperada, muitas coisas na rotina diária podem ser feitas para minimizar essas alterações e é fundamental informar o geriatra que acompanha o paciente para que, se necessário, medicações específicas sejam prescritas.

Antes de mais nada, precisamos compreender que o paciente com demência precisa de rotina! Ela é importantíssima para que ele se sinta mais seguro!

Então vamos lá:

1) Ao levantar troque de roupa. Nada de pijama, camisola, chinelinho ao longo do dia. Como eles irão compreender se é dia ou noite com a mesma roupa?
2) Ao dar as refeições diga em voz alta “café da manhã , ” almoço “, “jantar”, assim eles saberão que refeição está sendo dada
3) Após o almoço eles precisam dormir um pouco! Deixe repousar por, no máximo, 1 hora ! Depois tem que acordar.
4) A tarde ligue a TV mesmo que aparentemente eles não assistam. Dê alguma atividade como dominó, baralho, caça palavras, desenho, colorir ou quebra cabeça. Se nada disso for possível, leia em voz alta e coloque uma música que goste. Aliás, músicas são “milagrosas”
5) Ao anoitecer coloque o pijama, hora de dormir tem que ter roupa de dormir!!!
6) Dia é claro, noite é escura! Nada de luzes fortes no quarto ou totalmente acesas! Uma pequena iluminação é suficiente para que se levante a noite com segurança.

Essas são atitudes que, apesar de simples, pouco são feitas e produzem um efeito excelente!
No mais, somente o geriatra poderá prescrever medicação caso seja necessário. O importante é todos saberem que existe tratamento e ninguém precisa passar noites e noites sem dormir.
Dormir é primordial para todos nós!
Procure ajuda! Dê ajuda!
E lembrem-se: eles não fazem por querer!