A medida que o corpo envelhece, os cuidados devem ser multiplicados, tendo em vista que ocorre toda uma modificação no metabolismo e na estrutura física. Há uma tendência a perdermos agilidade, massa, tônus muscular, equilíbrio, acuidade visual e auditiva. Com isso nos tornamos mais frágeis, menos ativos e com maior risco para sofrer quedas.
Quais são as causas da perda da mobilidade? São várias causas associadas que levam à perda da mobilidade. Elas incluem os hábitos de vida e também um somatório de doenças crônicas. Condições como artrose, obesidade, sarcopenia, acidente vascular encefálico, Parkinson e episódio de queda são as maiores causas da perda de mobilidade.
Uma pessoa que não praticou exercício físico e tem histórico de sobrepeso ou obesidade, tem maiores comprometimentos quando comparada à outra que sempre esteve dentro do peso.
Quais são os sinais de que o idoso está perdendo a mobilidade?
Alguns sinais de que o idoso está perdendo mobilidade são: quando o idoso perde o equilíbrio, quando ele precisa se segurar em algum familiar para caminhar, se levanta com dificuldade e precisa de apoio e ajuda das mãos. Também são indícios de que o idoso está precisando de mais ajuda quando ele tem que descansar mais vezes ao longo do dia ou se caiu no último ano. Neste último caso, o risco de nova queda é maior do que 50% e o risco de fratura e morte é alto.
Como podemos prevenir a perda da mobilidade?
A prevenção ocorre pela prática de exercícios físicos, pois eles ajudam a construir um cérebro resistente ao encolhimento e estimula as funções cognitivas. Manter-se ativo possui outros benefícios, tais como: a melhora na sobrevivência dos neurônios, a estimulação de novas conexões cerebrais e a produção de células tronco de novos neurônios. Como o cérebro também comanda o comportamento, o exercício físico libera substâncias essenciais para que ocorram as sensações de relaxamento, satisfação e diminuição da dor física.
Quais atividades físicas são recomendadas aos idosos?
As atividades físicas recomendadas aos idosos como tratamento preventivo e de reabilitação são: Caminhada, alongamento, fisioterapia e dança sênior. Com a adoção destas práticas o cérebro e o corpo permanecem interligados e é pensando nisso que oferecemos estas atividades diariamente aos idosos que são cuidados e tratados no Espaço Gero.