A perda auditiva associada ao envelhecimento é um fato comum na população idosa, podendo levar a uma série de dificuldades na comunicação oral e na interação familiar e social. Muitos começam a sentir o problema quando estão na “casa” dos 30 a 40 anos. Pesquisas indicam, inclusive, que o hábito dos jovens em ouvir música por meio de fones de ouvido deve acarretar perdas auditivas cada vez mais cedo na população adulta. Atualmente, um em cada cinco adultos tem problemas auditivos e mais da metade das pessoas com idade acima de 80 apresenta dificuldades para ouvir.
Conforme envelhecemos, células da orelha vão se alterando, mas algumas pessoas perdem a audição mais cedo e mais rápido do que outras.
A perda auditiva nos idosos ocorre geralmente por causa de mudanças degenerativas naturais do envelhecimento. A maioria das pessoas começa a perder a audição quando há um declínio na capacidade de ouvir sons de alta frequência (uma conversação contém sons de alta frequência). Portanto, o primeiro sinal pode ser a dificuldade de ouvir o que as pessoas dizem para você. O fato é que apenas 40% das pessoas com perda auditiva reconhecem que ouvem mal. A falta de informação e o preconceito fazem com que a maioria demore, em média, seis anos para tomar uma providência. Ao sentir alguma dificuldade para ouvir, a pessoa deve consultar um médico otorrinolaringologista, que irá avaliar a causa, o tipo e o grau da perda auditiva. A partir do resultado de testes como o de audiometria, feito por fonoaudiólogos, será indicado o tratamento mais adequado. Muitas pessoas usam óculos de grau, sem nenhum constrangimento, inclusive com armações modernas e coloridas. Então por que no caso da deficiência auditiva ainda existe tanta resistência no uso de aparelhos de audição? Hoje em dia eles também são discretos, minúsculos e muitos nem aparecem no ouvido. Por isso, estamos ofertando essa palestra educativa, para que as pessoas tenham mais informações a respeito da audição, de como cuidar, prevenir e tratar a perda auditiva.
O próximo Bate Papo em Família ocorrerá dia 30 de Março, em parceria com A Especialista – Tecnologia em Auditivos – e terá como tema “Como cuidar da audição e evitar a perda auditiva”.
A palestra educativa sobre a audição tem por objetivo levar conhecimento e informação quanto a importância da prevenção auditiva, os cuidados necessários em relação à audição, como identificar os sinais e sintomas do inicio da perda auditiva, como diagnosticar a perda de audição e também identificar quando e porque é necessário fazer o uso de aparelhos auditivos.
Faça sua inscrição e garanta sua participação: